Polêmica da trilha sonora de Homem de Aço

Captura de Tela 2013-04-22 às 00.17.42

Recentemente saiu um trailer de três minutos de Homem de Aço, a revisão do Superman pelas mãos do Christopher Nolan e do Zack Snyder. Os primeiros comentários eram todos parecidos. Quem é fã mas não é bitolado dizia que está excelente. Quem não é fã ficou interessado. Quem é bitolado chorou e prometeu faniquitos dentro do cinema. Passou-se duas horas e começou: Cadê a trilha do John Williams para o personagem?

Não era o cometário de bitolados ou de pessoas que entendem pouco da franquia ou dos filmes. As pessoas que fizeram essa pergunta são famosas e reconhecidas por seu bom gosto e opinião inteligente.

Para aqueles que não entendem. Superman já teve cinco filmes até o momento. O primeiro foi fundamental para o cinema. Revendo hoje em dia parece mal feito, mas na época foi uma revolução. Richard Donner e sua equipe fizeram o mundo acreditar que um homem podia voar. Mais do que isso. Christopher Reeves vai ficar para a história como o ator que é o Superman. A trilha sonora virou ícone.

Falar de Superman é imediatamente lembrar da música tema daquele filme.

O filme gerou três continuações piores que encerraram as participações do Superman no cinema por algumas décadas. O diretor Bryan Singer tentou retomar com Superman – O Retorno fazendo uma continuação direta dos antigos.

Não deu certo. O filme é referencial demais para uma geração muito mais nova e avançada. O roteiro é uma cópia daquele. O vilão é uma piada ambulante. E como o filme é continuação direta dos antigos, tem a obrigação de usar a trilha sonora.

Como O Retorno foi uma decepção tão grande, a Warner chamou o nome que salvou o Batman nos cinemas para realizar a reinvenção do escoteiro azul. Christopher Nolan tratou da história e convocou o Zack Snyder para dirigí-lo.

Superman barbudo viajando pelo mundo para se descobrir. Características de Legado das Estrelas.

Superman barbudo viajando pelo mundo para se descobrir. Características de Legado das Estrelas.

O roteiro toma como base uma história chamada Legado das Estrelas, que é excelente, e reconta as origens do azulão. Como é reinvenção, não faz mais sentido usar a trilha antiga, certo?

De acordo com algumas pessoas, não. O cara chegou ao extremo de fazer edição encaixando a trilha antiga e jogando todo o áudio do novo fora. Sou só eu que acha isso falta de respeito.

O Zack Snyder e o Christopher Nolan conseguiram ninguém menos que o Hans Zimmer para fazer a música do filme. E convenhamos, se a trilha do trailer for um exemplo do que veremos no filme, podemos esperar algo grandioso.

Jonathan Kent consola o filho adotivo. O grande momento do trailer.

Jonathan Kent consola o filho adotivo. O grande momento do trailer.

Mas as pessoas não sabem o que querem. Fazem um filme que é todo referência e reclamam que tem que seguir em frente e esquecer aquele passado. Fazem algo completamente novo e reclamam que falta a referência. Isso é papo de maluco.

Pedir para que o Hans Zimmer (“O” Hans Zimmer) fique fazendo uma trilha em cima de algo de outro compositor é falta de respeito. Está certo que o alemão não cria temas que você vai sair por aí assobiando na rua. Mas ele cria músicas que engrandecem e criam climas maravilhosos para os filmes nos quais trabalha.

Que tal fazer o seguinte? Assistir, julgar a trilha baseado no filme. Depois disso dizer que o Hans Zimmer deveria ter feito uma coisa ou outra diferente. Isso tudo sem comparar as duas trilhas.

Afinal de contas, se existe alguma coisa com a qual podemos comparar Homem de Aço é a sua obra de inspiração, O Legado das Estrelas. Superman – O Filme é algo que deve ser apreciado naquele momento isolado. Fazer isso com um e não com o outro é injusto.

Eu adorei o trailer e estou muito entusiasmado com a estreia de Homem de Aço, que deve chegar por aqui em 12 de julho. Um pouco menos de um mês depois da estreia nos isteites.

Para quem não viu o trailer, deixo aqui o link para o post no qual coloquei o trailer original e a versão dublada.

E para aqueles que ficaram curiosos com a trilha original sobre o trailer novo, já tem uma versão no youtube bem editadinha. Realmente encaixa e é legal. Mas não é o mesmo trailer. Vira outra coisa.

ALONS-YYYYYYYYYYY…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Adaptações, Bizarrices, Discussão, Novidades, Trilha Sonora e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Polêmica da trilha sonora de Homem de Aço

  1. Luisa disse:

    Nossa também curti o trailer, e pra teres noção reparei só no final que não era a música tals. Eu adoro o Super Homem, mas como um herói, não preso naquele filme antigo, que concordo que foi fenomenal pra época. Eu acho que é a mesma coisa que o Batman, não dá pra comparar, é algo isolado, e serve também o exemplo do Hulk. Até agora estão tentando fazer o Hulk dar certo! kkkk 😀
    Curti o que falastes sobre O Retorno, estava meio confusa quanto aquele filme e concordo com o ponto de vista.

Deixe um comentário