O futuro da animação 2D

Paperman_still_1

Lembra no post sobre Detona Ralph quando falei que valia a pena esperar pelo curta que passaria antes do filme? Pois é, ganhou o Oscar de melhor curta em animação. Fiquei felicíssimo. Adorei Paperman, mudo, preto e branco e cheio de alma. Como poucos filmes têm de verdade. Além disso é uma das animações visualmente mais impressionantes que eu já vi.

Assistindo ao filme, notei como o traço lembra o de 101 Dálmatas. Mas aos poucos fui percebendo como vários detalhes eram de animação em computação gráfica. Depois de vários momentos tentando decifrar a técnica, fui obrigado a chutar cell shading. E acertei, para meu orgulho.

Para quem não conhece, cell shading é uma técnica de modelagem em 3D que faz parecer animação tradicional. Eles criam os modelos tridimensionais com o aspecto do desenho bidimensional e acrescentam detalhes de desenho de mão através do modelo. Esses detalhes são animados automaticamente pelo computador.

Para entender melhor, vejam esse making off curtinho do filme.

Lá também vemos outros detalhes interessantes relacionados à parte criativa. Como o amor do criador pela história e as escolhas de fazer em preto e branco. Vale lembrar que a animação foi lançada em 3D. E fica inacreditável na tela.

Para aqueles que não a viram, assistam abaixo.

Lindo, não? Certamente mereceu o prêmio da academia.

GERÔNIMOOOOOOO…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Dica, Filmes e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O futuro da animação 2D

  1. Eu assisti Paperman e uma coisa que me chamou atenção foi realmente ser uma animação com traços de desenhos animados. Muito diferente. A história é linda e definitivamente mereceu o Oscar.

    Inicialmente não gostei muito dos aviões empurrando os dois para se encontrarem, mas depois vi que tudo faz parte da magia.

    Mas ainda prefiro a animação da Lua e do Sol que estava nas cópias do Toy Story 3.

    Abrazz,

Deixe um comentário